O Projecto “Cuidar é sempre possível!” e o Jornal do Fundão

  

 

“Cuidar é sempre possível!" resulta de uma atitude cívica e humanística, de partilha pública, e tem como objectivo a divulgação e o chamar à atenção para o tema e a realidade dos “Cuidados Paliativos”.

 

Este trabalho, colhendo o manifesto interesse e entusiasmo de diversas entidades, desta área da saúde e de outras entidades, tem, assim, garantidas a sua circunscrição ética e de cidadania, bem como avalisada a sua proposta estética.

 

Trata-se da recolha de imagens do serviço em instituição e do serviço ao domicílio. Procurei a recolha de fotografias, e posterior produção de imagens, de carácter autoral, não jornalístico.

 

Desde que concebi o projecto, entendi que ele deveria materializar-se, em fases diferenciadas, na produção de um livro de fotografia, com textos de profissionais da área, numa exposição itinerante, e, ainda, na oferta, às entidades envolvidas, de ficheiros de fotografias, que aquelas pretendam utilizar para ocupação de espaços da instituição; para tudo isto, procuraria a divulgação possível na Comunicação Social, dada a natureza humana do tema e o carácter não comercial do projecto.

 

Dada a ligação íntima e histórica dos “Cuidados Paliativos” à cidade do Fundão, o primeiro contacto com a comunicação social só poderia ser o “Jornal do Fundão”, no sentido – e só, ainda - da divulgação do projecto. Apresentado este e visualizadas algumas fotografias, em reunião com o seu Director, Dr. Nuno Francisco, a simples divulgação do mesmo, converteu-se, de imediato, no convite que me foi formulado por este jornal para a produção de um trabalho de fundo, com imagens e textos de autor, para lá do simples objectivo de divulgação; este convite – as páginas centrais por três semanas -, excedendo as minhas expectativas, veio dar outra dimensão ao sentido cívico e público que quero aportar a este trabalho.

 

Como autor, mas, sobretudo, como cidadão, não posso deixar de agradecer ao “Jornal do Fundão”, na pessoa do seu director, a visão, a imediata disponibilização do espaço editorial e a ajuda na concretização, por excesso, de um dos meus objectivos iniciais, e só posso oferecer o meu “obrigado”.

 

João Leonardo

Alcochete, Outubro 2017

I Andamento
II Andamento
III Andamento
Todas as imagens e textos originais 
 © 2017 João Leonardo
Banda sonora:
"The Weeping Meadow" - Eleni Karaindrou